quinta-feira, 16 de julho de 2009

Natureza e ciência da devoção transcendental

Qual é a forma da devoção e do amor puro? O Sandilya-sutra diz; “Devoção pura é o apego supremo, ou seja, amor á Deus. Desde que isto tem a propensão de controlar o controlador supremo, esta natureza é imortal.”


Srila Rupa Goswami descreve no Bhakti rasamrta sindhu(1.1.11) a intrísica natureza de bhakti assim:

“O serviço devocional puro, é o cultivo de atividades que visam exclusivamente o prazer do Supremo e original Deus, Sri Krsna, em outras palavras, o ininterrupto fluxo do serviço á Deus feito através de todo esfôrço corporal, mental e verbal, e através da expressão de vários sentimentos espirituais. Tal serviço não é coberto pelo conhecimento, ações fruitivas, liberação impessoal, meditação ou austeridades; também é completamente livre de todos os desejos separados que não seja o desejo de dar felicidade ao Deus Supremo.

Tal devoção, tem dois estágios: 1- estágio de prática, 2- estágio de perfeição.”

O amor eternamente perfeito á Krsna é chamado de prema-bhakti, e esta é a única eterna religião da alma.

Esta devoção no estágio de perfeição, permanece coberta nas almas que caíram no materialismo. Quando a pessoa está coberta e deseja reviver este amor á Deus, ela começa a prática da devoção através dos sentidos. Esta prática de devoção é também a religião eterna, mesmo que no estágio imaturo, enquanto que a devoção no estágio de perfeição é totalmente matura e é o estágio máximo da religião eterna.

Então, a religião eterna é uma, e tem dois estágios:

- Devoção regulada (vaidhi-bhakti)

- Devoção espontânea (Raganuga bhakti)

Até que a devoção espontânea e gosto não apareça no coração do praticante, ele segue as atividades regulativas das escrituras védicas e assim engaja em bhakti.

Por outro lado, quem está engajado na prática da devoção espontânea e o gosto aterriza em seu coração, ele sem observar as regras e regulações das escrituras, se torna completamente ansioso por obter os sentimentos dos eternos associados de Deus em Vraja, o plano espiritual mais alto, que possuem amor e devoção máxima por Krishna. Assim, tal praticante segue os passos dos eternos asssociados de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dandavats e Pranamas , Vanca Kalpa

Om ajnana timirandhasya jnananjana salakaya Caksur-unmilitam yena tasmai sri-guruve namah

nama om visnu-padaya radhikayah priyatmane sri-srimad-bhaktivedanta narayana iti namine

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, cuja missão foi dada por seu Siksa Guru Nitya-Lila Pravistta Om Visnupada Paramahansa Parivrajakacarya Astottara Sata Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Rupanuga Acarya Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.

Ofereço minhas humildes revêrencias é dedico este brog
à Srila Gurudeva .

Jaya Srila Gurudeva .