quinta-feira, 16 de julho de 2009

As glórias do Sankirtan, o cantar dos santos nomes

No geral existem sessenta quatro ramos desta prática devocional. Após tomar refúgio nos pés de lótus do mestre espiritual, quem é auto realizado e livre de todas as impurezas do coração, os ramos mais proeminentes são:

1- ouvir, 2- cantar, 3- lembrar dos nomes, formas, qualidades, passatempos, caráter e atributos de Deus, 4- servir seus pés de lótus, 5- oferecer orações, 6- adora-lo, 7 render-lhe serviço , 8- fazer amizade com Ele e 9- oferecer-se completamente de corpo e alma ao Senhor Supremo.

Dos sessenta e quatro ramos da devoção, as nove mencionadas são proeminentes. Destas nove, ouvir, cantar e lembrar são as principais, e destas três, cantar seu transcendental nome


é suprema. Todos os ramos de bhakti(devoção) estão totalmente incluídas no cantar dos santos nomes de Deus.

De acordo com a fundamental verdade filosófica, Deus e seus nomes são não diferentes um do outro. As glórias dos transcendentais nomes de Deus são profusamente falada nos sagrados textos da Índia. Especialmente nesta era de desavenças e duplicidade, o cantar dos santos nomes de Deus é a única religião, ou, refúgio.

O Brihad-naradiya Purana diz:

“Nesta férrea era de disputas e duplicidade, a era de Kali, o único processo de liberação é cantar os nomes de Deus, os nomes de Deus, os nomes de Deus. Não há outra maneira. Não há outra maneira. Não há outra maneira.”

O desenvolvimento de bhakti. Começando pela fé até o amor puro á Deus.

O caminho progressivo do cultivo da eterna religião é revelado por Srila Rupa Goswamipad. Esta sequência foi dada no livro Bhakti Rasamrta Sindhu (4.11):

- Fé: Fé com devoção entrará no coração daquela pessoa muito afortunada que acumulou os resultados das atividades piedosas praticadas em muitas vidas passadas.

- Associação com santos transcendentais: Depois ela obtém a associação de santos vaishnavas e o mais importante, obtém a associação com um mestre espiritual auto realizado, que está transcendentalmente situado e livre de todas as faltas e impurezas do coração. O mestre espiritual da á ela hari nam, a poderosa e sagrada vibração dos santos nomes de Deus. Por cantar hari-nama regularmente, o mestre espiritual manifesta o divino conhecimento trascendental no coração do estudante.

- Práticas espirituais e meditações: Sob a guia de santos empoderados, a pessoa então começa sua prática espiritual de serviço devocional tais como ouvir, cantar e lembrar dos nomes, qualidades formas e passatempos de Deus.

- Destruição de todos os nossos desejos e impurezas do coração. Como resultado de praticar tais atividades devocionais, todos os indesejáveis desejos e impurezas do coração que atrasam nosso avanço no caminho da devoção, são destruídos.

- Fé firme em praticas espirituais. Então, a pessoa obtém firme fé e se ocupa constantemente nas práticas devocionais.

- Sabor transcendental. Depois disto, o gosto transcendental é obtido. Quando este real sabor é acordado, a atração pelas práticas espirituais tais como ouvir, cantar, lembrar etc.. se torna mais atrativa do que qualquer outra atividade material. Este é o quinto estágio de desenvolvimento no caminho da devoção pura.

- Profunda atração. Isto se refere á atração especial á Deus e seu eternos associados. Isto ocorre quando a avidez pelas práticas espirituais leva a pessoa á Ter uma profunda e direta atração pelo objeto da prática devocional, o Deus Supremo, Krsna.

- Amor espiritual(bhav). Por último a pessoa obtém o contagiante amor puro por Deus. Isto é comparado ao raio de sol do puro e transcendental amor á Deus.

Neste estágio de devoção, bhava, a essência da potência interna de Deus, a qual consiste no conhecimento puro e extase espiritual, é transmitido ao coração do praticante provindo do coração de um dos eternos associados de Deus que veio á este planeta. Neste estágio, a pessoa realiza em seu coração, as onze características do seu corpo espiritual eterno, tais como seu nome, sua forma, seu eterno serviço etc... isto é chamado de perfeição da forma espiritual, svarupa-siddhi.


Quando o estado de bhav se torna completo e fica condensado, isto dá-se o nome de prema, amor transcendental puro por Deus.

Este amor transcendental puro por Deus é a eterna religião de todas as entidades vivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dandavats e Pranamas , Vanca Kalpa

Om ajnana timirandhasya jnananjana salakaya Caksur-unmilitam yena tasmai sri-guruve namah

nama om visnu-padaya radhikayah priyatmane sri-srimad-bhaktivedanta narayana iti namine

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, cuja missão foi dada por seu Siksa Guru Nitya-Lila Pravistta Om Visnupada Paramahansa Parivrajakacarya Astottara Sata Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Rupanuga Acarya Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.

Ofereço minhas humildes revêrencias é dedico este brog
à Srila Gurudeva .

Jaya Srila Gurudeva .